domingo, 24 de agosto de 2008

Os Novos Gurus dos Negócios

O Wall Street Journal divulgou uma lista dos maiores "gurus" de negócios de hoje. Ao longo das décadas, pensadores como Michael Porter e Peter Drucker dominaram o ideário da gestão. Os gurus de hoje não estão mais apenas nas universidades mais concenituadas.

1º - Gary Hamel - Professor da London Business School e Consultor

- Thomas Friedman - Colunista do New York Times - autor do livro "O Mundo é Plano" (Aliás, um dos melhores livros que já li. Mesmo com as críticas que teve, recomendo muito para quem quer entender o que se passa no mundo dos negócios atualmente).
- Bill Gates - acerdito que não precisa apresentação.
- Malcolm Gladwell - escritor do livro "Blink - Decidir num piscar de olhos" sobre o processo de decisão das pessoas.
- Howard Gardner - Professor de Harvard, mas com foco em comportamento e psicologia.
Os critérios são citações em registros acadêmicos, em jornais e revistas e também a popularidade em pesquisas do Google.
Como diz a jornalista Cristiane Mano da Exame (e concordo 100% com ela): "É curioso imaginar por que, afinal, os acadêmicos perderam o brilho. Arrisco um palpite. Em um mundo já superlotado de informação, mais do que criar idéias e teorias novas, hoje em dia parece prevalecer a habilidade de agrupar e interpretar as que já estão por aí. Quem mais se arrisca?"
Claro que fui procurar meus autores prediletos:
Michael Porter (Harvard) ficou em 14º e o badalado Ram Charan (também de Harvard) passou longe da lista. Mas não fiquei tão decepcionada, pois o Philip Kotler (Professor de Northwestern e "ainda" guru do Marketing) ficou em 6º lugar.
Leia aqui a reportagem na íntegra na Exame e veja os 20 primeiros colocados e a bagatela que cobram por uma palestra.

Nenhum comentário: