quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A volta dos Dirigíveis (ou Zepelins)!

No dia 26 de agosto de 2008, o dirigível NT, fabricado pela própria Zeppelin, deverá cruzar os céus da Europa com dez passageiros a bordo. Será o primeiro vôo internacional realizado por um dirigível em mais de 70 anos. Para sobrevoar os céus de Inglaterra, França, Bélgica e Holanda, os interessados tiveram de pagar 9 700 dólares, quase dez vezes o valor de um bilhete de primeira classe nessa mesma rota. Mesmo com preço elevado, as passagens esgotaram-se em menos de uma semana.
Apesar de fabricados pela mesma empresa, a nova geração de zepelins é bem diferente daquela que cruzou o
oceano Atlântico no início do século 20. A estreita cabine reserva espaço somente para as poltronas e um pequeno corredor. “Nesse tipo de passeio, o luxo está em poder sobrevoar pontos turísticos, como o Big Ben e a Torre Eiffel”, afirma Hokan Colting, presidente da 21st Century Airships, empresa especializada na fabricação de zepelins.
Até há pouco tempo, os zepelins eram utilizados basicamente como veículo de publicidade. Vez ou outra, algumas agências de propaganda promoviam pequenos passeios usando a aeronave — m
as a idéia de utilizar novamente o dirigível como forma de transporte nunca decolou. Foi somente no início deste ano que o uso de zepelins com fins turísticos ganhou fôlego. Cidades como Tóquio e Osaka, no Japão, e Atenas, na Grécia, têm oferecido passeios pela cidade a um custo de 1 500 dólares por 2 horas de vôo. Além disso, estão em fase de negociação duas rotas internacionais: uma ligando Londres à cidade americana de São Francisco, na Califórnia, e outra unindo a capital britânica ao Rio de Janeiro, ambas em fase inicial de negociação.
Quer ver a reportagem da Exame completa, clique aqui.
Agora se quiser ficar expert, entre aqui e conheça, diretamente pelo Depto.de Defesa Brasileiro, tudo sobre o passado e futuro destes gigantes dos céus. Site muito interessante com vários vídeos e fotos surpreendentes.
Quem sabe a possamos ver em breve um zepelin (turístico) atravessando o céu do Brasil.

Nenhum comentário: