quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lições de Liderança de Mandela

Em 2008,a Times publicou um artigo entitulado "Oito Lições de Liderança" , de acordo com Nelson Mandela ("o maior líder moral do mundo").
O jornalista Richard Stengel também foi responsável por sua autobiografia Long Walk to Freedom (O Longo caminho para a Liberdade).
As lições:
1) Coragem não é a ausência de medo, é algo que permite inspirar os outros a irem além do temor.
2) Lidere na dianteira, sem nunca deixar de ter uma base segura atrás.
3) É vital saber liderar ao lado, fazendo com que os liderados acreditem que estão na frente.
4) Conheça o seu inimigo, particularmente os passatempos favoritos dele.
5) Mantenha seus amigos bem próximos e os inimigos mais perto ainda.
6) As aparências são muito importantes. E nunca se esqueça de sorrir.
7) Não é apenas branco ou preto. Veja sempre as outras possibilidades.
8) Desistir ou abandonar idéias, tarefas ou relacionamentos fracassados não deixa de ser uma forma de mostrar liderança.

 
Conheça mais sobre este hoem extraordinário e sua Fundação AQUI (em inglês).

2 comentários:

Joyce disse...

Boa noite, Gabriela! Tudo bem?
Tenho acompanhado seu blog há bastante tempo, todos os dias dou uma passadinha por aqui! Tenho bastante interesse no mercado de luxo e nas estratégias do setor, e estou, inclusive, com um projeto de Iniciação Científica na minha Faculdade, relacionado ao tema.
Gostaria de pedir dicas sobre carreira... atualmente eu trabalho em uma área totalmente diferente deste segmento, tenho 23 anos e queria saber se você tem alguma dica para mim... alguma sugestão sobre como iniciar a trajetória neste segmento. Meu e-mail é joycefabbrini@gmail.com. Agradeço muito se puder me ajudar! :)
Obrigada!
Abraços,
Joyce Fabbrini

gabi otto disse...

Olá Joyce, Legal saber que gosta do blog.
O mercado de Luxo no Brasil está crescendo muito. Profissionais qualificados são essenciais para que esse crescimento seja consistente.
Fazer um curso (FAAP ou ESPM) sobre o assunto ajudaria muito e te ofereceria um network sensacional. Fora isso, é contatar as próprias consultorias e empresas do segmento e demonstrar seu interesse. Lembre-se que postura e visão internacional são importantes nesse "mundo das experiências".