sábado, 2 de janeiro de 2010

Muita "utopia" em 2010!

"O presente pertence aos pragmáticos. O futuro é dos utopistas." João Baptista Herkenhoff


Ao pensarmos em utopia a primeira coisa que nos ocorre é de algo irrealizável, inatingível, de um sonho impossível. Os dicionários definem utopia como "projeto irrealizável: quimera". Thomas Moore escreveu uma obra filosófica, que relatava o ambiente e as condições de vida ideais numa ilha imaginária, a qual denominou utopia. Daí tal termo passou a ser utilizado como sinônimo de algo cuja realização seja difícil ou impossível.

Todavia, não é nesse sentido que utilizamos a expressão "utopia". Segundo João Baptista Herkenhoff, o conceito de utopia tem como idéia central favorecer uma visão crítica da realidade. Mas, acrescenta, sua função vai além disso. Utopia é, acima de tudo, uma forma de ação, pois provoca o movimento das pessoas em busca de uma sociedade mais justa. Contrariando o conceito clássico, busca-se através da utopia não o que é impossível, mas, sobretudo, o que é justo. Trata-se, pois, do "Princípio da Esperança" que anima o mundo e sustenta a vida.

======================

Esse texto foi escrito pelos dirigentes da Safrater - Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho no seu Boletim Informativo, chamado Notícias do Tiãozinho, de Dezembro de 2009.

E é assim, contrariando muitas expectativas, que conseguimos alcançar nossos objetivos, ousamos e saimos vencedores.
De acordo com o Doutor alemão Antônio Inácio Andreoli, "a possibilidade de pensar para além da ordem das coisas é um dos elementos centrais da emancipação humana, pois, apesar dos condicionamentos sociais e culturais das sociedades divididas em classes, há um espaço de reflexão e ação autônoma que permite a construção de uma consciência acerca da dominação vigente com potencial de superá-la."

Com base em tudo isso, desejo que 2010 traga muita "utopia" em sua vida e, assim, ela seja repleta de esperança e atitude em direção ao seu sucesso pessoal e uma sociedade mais justa.


Que tal começar LHE dando um presente. Apadrinhe uma criança na Creche do Tiãozinho ou somente contribua mensalmente (a quantia que quiser e puder) para essa ou qualquer outra entidade que busca mais igualdade na nossa sociedade. Acredite, a sensação da caridade incondicional é o melhor presente que podemos nos dar.
Mais informações: www.tiaozinho.org.br

"Só engrandecemos noss direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo." Mahatma Gandhi

Nenhum comentário: