sábado, 27 de fevereiro de 2010

Marketing e Revenue Management unem forças

Esse meu artigo também foi publicado no Hôtelier News. Leia AQUI.
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Todos nós conhecemos o desafio de encher um hotel hoje em dia. A demanda chega até nós de formas e tamanhos diferentes e precisamos adequá-la ao nosso inventário, alcançando o melhor mix de segmentação e ainda sem deixar apartamentos vazios. Nada fácil!

Muitas vezes atraímos demanda, mas não no momento que precisamos. E o final é sempre o mesmo: alto nível de recusas em um dia e apartamentos sobrando no dia seguinte.

O trabalho conjunto de marketing e revenue management pode minimizar esse risco, pois fará você encontrar essa demanda de maneira pró ativa.

Marketing é responsável por gerar demanda através de campanhas estratégicas, relacionamento com o cliente e programas de fidelização. O marketing (bem feito) conhece quem é o consumidor e quais ofertas (produto/serviço) realmente tem valor para ele.

Revenue management, por outro lado, é responsável pelo controle da demanda, incluindo definição de tarifas e controle de disponibilidade. O RM (bem feito) controla o inventário de apartamentos e detém informações sobre sensibilidade a preço, demanda, segmentação de mercado, datas e tarifas. O RM sabe quando e onde a demanda é prevista e necessária.

Cada departamento conhece pedaços de informações sobre a demanda e, quando integradas, resultam em importantes dados de padrões de demanda, preferências do consumidor e comportamento de compra.

Para ficar mais claro, veja imagem abaixo:


Mas nem tudo “são flores”, pois esses profissionais, com perfis tão diferentes, podem enfrentar dificuldades para trabalharem bem juntos. Geralmente, metas confusas e falhas de comunicação resultam em promoções (com descontos) enviadas ao mercado pelo Depto. de Marketing que diminuem a diária média em períodos de alta ocupação, por exemplo.

Assim que o RM, que precisa maximizar receita, vê a promoção, fecha as tarifas promocionais no sistema. Afinal, baseado em sua previsão, sabe que pode aplicar classes de tarifas mais altas no período, aproveitando a oportunidade de mercado.

Resultado: Dinheiro jogado pela janela e relação com clientes abalada.

Uma das primeiras soluções para isso é o Gerente Geral entender a importância do trabalho conjunto desses dois departamentos. Uma recomendação é a reunião semanal, incluindo RM, Marketing, Recepção, Vendas, Reservas, Grupos, Eventos (1 pessoa por Depto.) e, claro, o Gerente Geral.

Tecnologia também ajuda a não perder tempo com tantos relatórios e manter o foco das reuniões nos períodos atípicos, formato de promoções, etc. Entretanto, de acordo com Kelly McGuire, Gerente de Marketing de Produto da SAS Institute e especialista em IT/Revenue Management, a integração de dados e o suporte tecnológico são somente os primeiros passos de um longo caminho.

Programas de fidelidade (gerenciados por Marketing), por exemplo, podem ajudar (e muito) a criação de uma base consistente de dados. Exemplos de informações que constroem um detalhado comportamento de compra do consumidor:

- Preferências geográficas de viagens;

- Preferências por tipos de apartamentos;

- Canais de distribuição através dos quais efetua suas reservas;

- Dias da semana / meses de hospedagem mais frequentes;

- Preferências em geral (SPA, room service, o que consome do cardápio, horário de despertar, jornal de preferência, etc)

Com um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management), a lista e as possibilidades para surpreender o hóspede na sua próxima estadia são incontáveis.

Quando essas informações oferecidas por Marketing unem-se aos padrões de demanda e análises de sensibilidade ao preço providas pelo Revenue Manager, o diferencial competitivo desse hotel torna-se poderoso.

E como o RM consegue esses dados?

Através de uma análise cuidadosa de padrões de demanda como: localização, data, tipo de apartamento, duração da estadia, segmento de mercado, canal de distribuição utilizado e tarifa, assim como preço pago na concorrência.

O trabalho em conjunto de RM e Marketing resulta em melhor otimização de:

• Avaliação dos contratos corporativos;

• Definição de tarifas públicas;

• Aplicação de técnicas de RM em salões de eventos, restaurantes, SPA, campo de golf, etc;

• Gerenciamento de canais de distribuição.

Quando falamos de distribuição (principalmente via internet), importante destacar as responsabilidades de cada profissional.

Como já mencionei em outro artigo sobre Distribuição, um hotel “distribui” 4 itens:

- Tarifas e Disponibilidade (Responsabilidade do Revenue Manager) ;

- Informações e Conteúdo visual (Responsabilidade de Marketing) ;

Ou seja, não existe mais distribuição online (bem feita) sem a participação ativa dos dois departamentos.

Esse é mais um passo em direção ao futuro (não muito longínquo, espero): o Total Revenue Management. Nesse caso, a estratégia de RM não se limita somente ao gerenciamento do inventário e demanda dos apartamentos, mas à receita total gerada pelo hotel em todos seus pontos de vendas.

Fica claro que as vantagens desse trabalho em conjunto são muitas. A resposta para aquele caso citado acima, do pacote lançado pelo Depto. de Marketing sem consultar o RM, é simples. Qualquer criação de pacote deve ser baseada no forecast (previsão de demanda).

Vamos a um exemplo prático:

RM alerta Marketing que os finais de semana de Março serão fracos para o segmento de lazer nas suítes. A análise do RM também determinou que com até 20% de desconto nas tarifas públicas das suítes nesses períodos ainda é possível maximizar a receita do hotel. Marketing, por sua vez, poderá desenvolver uma promoção que foque nesse público, estimulando a demanda e preenchendo os apartamentos ainda vazios. No final, detalhes da promoção e resultados são enviados ao RM para serem incorporados ao seu forecast.

Até agora tudo perfeito...na teoria!

Em 2009, a Cornell´s Center for Hospitality Research organizou uma mesa redonda com vários profissionais conceituados do mercado para discutir o assunto. Tensão no ar!

A discussão foi acirrada. A pauta mais controversa foi o equilíbrio entre a captação de toda receita possível versus a manutenção da integridade da marca. Outro assunto polêmico foi a dificuldade de mensuração do marketing viral e redes sociais.

No final, todos concordam que RM e marketing precisam continuar conversando, mas a gestão da demanda desperta ciúmes e ambos ainda precisam aprender a somar forças em benefício do negócio.

E o assunto continua rendendo muitos debates nos Estados Unidos. A HSMAI realiza anualmente um evento chamado: “Revenue Management & Internet Marketing Strategy Conference”. Em 2010, ele acontecerá na Flórida, no Orange County Convention Center de Orlando e custará 495 dólares por pessoa.

Nem é necessário dizer que, em um mercado tão competitivo como o nosso, o hotel que conseguir agregar a análise estratégica de RM com o conhecimento do cliente de Marketing, terá destaque no mercado.

Deixando as vaidades pessoais de lado e trabalhando em equipe, esses dois departamentos conseguirão sinergia no gerenciamento de demanda e relacionamentos mais profundos e duradouros com seus clientes. Tudo isso enquanto a fidelização dobra seu índice e os gráficos de receita ultrapassam as metas do mês. Trabalho em equipe JÁ!

3 comentários:

Ricardo Ojeda Marins disse...

Olá Gabriela,

Seus artigos, como sempre, fantásticos! Adorei este sobre a Nespresso. Pura experiência para o cliente do luxo contemporâneo.

Um abraço

Ricardo Marins

gabi otto disse...

Obrigada Ricardo,
Você, sempre gentil!
Um abraço,

Pessoal, aproveito para deixar aqui a dica do site www.luxurylab.com.br (onde o Ricardo escreve também).

Bruno Padovan Pinelli disse...

Olá Gabriela!

Gostei muito de seu texto, pois envolvem dois assuntos o qual gosto muito: marketing e revenue management. Esse último, confesso, que tive contato em função da hotelaria.
O que teve maior destaque para mim nesse artigo foi a sincronia em que as duas funções tem que atuar. Mesmo ambas tendo como objetivo maximização de receita, não se torna eficaz se houver uma deficiência no planejamento de atuação no mercado.

Parabéns pelo blog, um abraço!
Bruno Pinelli