segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Futuro do Twitter

Esse meu artigo foi publicado no site Cidade Marketing AQUI e no Portal HSM AQUI.
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Nos dias 14 e 15 de Abril de 2010, aconteceu em São Francisco/EUA, o maior evento sobre o Twitter no mundo, a Chirp Conference, já considerada por muitos como um marco na evolução da empresa. O impacto da conferência no mercado foi tanto que já se fala em AC (Antes da Chirp) e DC (depois da Chirp).


A conferência revelou ao mundo o futuro da rede social de 140 caracteres através de debates entre futurólogos, desenvolvedores, repórteres, investidores, “stakeholders” e público em geral.

Evan Williams, co-fundador do Twitter, começou afirmando: “Twitter é um ecossistema muito mais complexo do que qualquer outro serviço online que existe.” E essa afirmação vem da certeza de que a ferramenta emergiu rapidamente como um sofisticado sistema de operações sociais (OS).

O que também ficou claro é a falta de conhecimento do consumidor. Evan entende que a dificuldade atual da organização é que o Twitter significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

Com 175 funcionários, a empresa só agora pode perceber a força dos seus números e descobrir que são muito maiores do que imaginava. Para o público, desde 2006 que a organização não abria seus números.

De acordo com seu outro co-fundador, Biz Stone, o Twitter mantém uma base de usuários de mais de 105 milhões de euros. E ele já está considerando a diferença de usuários cadastrados e ativos pois, mesmo considerando 50% de retenção, pouco mais de 50 milhões de contas ativas, já justificaria muita atenção do mercado.

Atualmente são:
• 180 milhões de visitantes únicos mensais, com 75% do tráfego proveniente de fora dos Estados Unidos.
• 105 milhões de usuários registrados.
• 180 milhões de visitantes únicos por mês.
• 300.000 inscrições de novos usuários por dia.
• Embora muito atrás do Google e YouTube, o Twitter já calcula 600 milhões de pesquisas por dia.

A utilização do Twitter como um novo meio de comunicação é incontestável e, no mínimo, ele tem representado uma colaboração coletiva que manifesta nossa capacidade de nos ligarmos inconscientemente por meio das experiências que nos movem.

O Twitter simboliza o pulso da Web em tempo real. É como um sismógrafo humano, proporcionando-nos uma janela sobre os acontecimentos, temas e tendências que cativam as civilizações digitais.

Em 2008, um jornalista foi preso no Egito e seus tweets pedindo por ajuda foram a chave da sua liberdade.

No início de 2009, Ashton Kutner (@aplusk) aceitou o desafio, via CNN, para se tornar a primeira pessoa a chegar a um milhão de seguidores. Hoje em dia, ele já tem quase 5 milhões.

Em junho de 2009, a eleição no Irã foi globalizada pelo Twitter.

Não há como desconectar o Twitter, desde sua criação até hoje, das inúmeras experiências humanas e de eventos de gêneros diversos.

O Twitter não criou as redes sociais, nem os símbolos @ ou #, mas facilitou nossas preocupações sobre privacidade e, conseqüentemente, incutiu confiança através de nossa participação e contribuição com os seguidores, retweets, favoritos, e, finalmente, uma rede de contatos inestimável com impacto em todas as coisas que fazemos, online e offline.

Twitter está se tornando parte da nossa sociedade e mudando o modo como se formam as relações e se estabelecem novos padrões de comunicação que nos ligam uns aos outros.

E, embora muitos critiquem as redes sociais como forma de narcisismo e autopromoção, o Twitter parece estar habilitando uma nova geração de pessoas para ouvir, aprender e comunicar-se com vigor, consciência e paixão.

Tweets agora são artefatos da nossa cultura e, como tal, eles simbolizam um capítulo na evolução da sociedade. O impacto sociológico é incontestavelmente relevante.

Quanto ao lado publicitário, o poder da ferramenta está cada vez maior, pois o acesso ao conteúdo e comportamento de compra é enorme. O usuário (consumidor) é quem define quem vai seguir, quais links são dignos de clicar e quais informações são interessantes para compartilhar.

O modelo de negócios do Twitter está totalmente baseado na relevância. São conversas e conexões em torno de um tema comum.

A novidade fica por conta dos “Promoted Tweets”, serão muito parecidos com os anúncios que aparecem no Google Search. Eles aparecerão no topo dos resultados de pesquisa. A empresa promete que será "útil". Empresas como Best Buy, Bravo, Red Bull, Sony Pictures, Starbucks e Virgin America já aderiram à nova forma de publicidade. E muito mais está por vir.


A grande vantagem está na capacidade de se manter no topo do fluxo de relevância. A idéia é começar como mídia paga e se transformar em ganhos de mídia com todos os ReTweets. Se os consumidores partilharem informações relacionadas à marca, a palavra poderá tornar-se um catalisador do boca a boca (word to mounth), que espalha a informação através da internet. São os chamados Tweets Orgânicos, que mencionam as empresas e seus serviços, ofertas e valores. Eles são considerados incríveis ganhos de mídia. Assim, todo “ecossistema” ganha dinheiro, e a empresa que primeiro pagou pela mídia vai dividir seu custo com todos esses “distribuidores”.


A contextualização e humanização da publicidade terão grande impulso através do Twitter. Sem a capacidade de se conectar e inspirar as pessoas, as campanhas vão falhar invariavelmente. Aqueles que apelam para as emoções e interesses dos consumidores irão estimular um efeito social que repercute em toda a linha do gráfico social e, eventualmente, no mundo real.

Exemplo: Se alguém escreve muitos tweets sobre café, poderia ser interessante para os anúncios da Starbucks.

Ressonância e relevância são as duas palavras chaves da “Nova” publicidade. O Twitter está usando ressonância como métrica para determinar a eficácia e a duração total de um tweet promocional. Ressonância examina a visibilidade de um Tweet e ações em torno deles, incluindo quantas vezes ele foi “retweeted”, favorito, etc. Será uma espécie de ROI (return on investment – retorno sobre investimento).

Nos meios de comunicação social, as empresas ganham relações, respostas e confiança que merecem.


Outra noticia interessante da Conferência foi que a importância de certos tweets públicos, daqui para frente, ficará guardada formalmente pela The Library of the Congress (A Biblioteca do Congresso Americana), como um repositório de conversação que define um novo meio de comunicação.


Entre os já eternizados estão:
E, em conjunto com essa iniciativa, o Google anunciou o “Reply”, que mostra tweets em uma linha do tempo. È como uma máquina do tempo virtual que permite que você especifique o ano, mês ou dia, para ler os tweets de um determinado ponto no tempo.

Definitivamente o Twitter não está para brincadeira.

A sensação de saber que move as pessoas que nos seguem é irresistível. Através de sites como TweetDeck, Hootsuite, Seesmic, PeopleBrowsr e outros, é possível saber o fluxo de pessoas que nos seguem e seguimos, relevância dos tweets e procedência dos seguidores. Tudo através de estatísticas precisas e ferramentas fáceis de gerenciar. Ou seja, é possível mensurar sua relevância e ressonância pessoal também.

E você? Ainda não se cadastrou no Twitter?

Pois cadastre-se AGORA! Sua empresa, assuntos de seu interesse pessoal e profissional, e até você, estão sendo comentados nesse momento em 140 caracteres.

Não fique de fora! A Era das Redes Sociais em tempo Real já começou!
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Se quiser me seguir no Twitter, posto sempre atualidades sobre Marketing, Hotelaria e o Mercado de Luxo, além de assuntos sobre mídias sociais: www.twitter.com/gabrielaotto ou @gabrielaotto.

Leia também outros posts sobre o Twitter:
O Case Twitter
O que o Twitter representa para mim.
Qual a reputação do seu Hotel na web?
O S.I.M. na Era Virtual (Sistema de Informação de Marketing)

Um comentário:

gabi otto disse...

Seguem comentários que foram postados no site da HSM, onde esse artigo foi publicado em 14/05/2010:
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@yasminlechte disse:
Maio 17 de 2010 às 11:47 hs.
Olá, realmente, o Twitter está dando o que falar! Porém acho que temos que observar bem a reacao dos usuários a respeito dos Sponsored Tweets. Da forma que Twitter e Facebook (sem falar do Banner gigantesco no Home do orkut) estao ficando cada vez mais comerciais, eles correm o risco de perder usuários que se sentem usados. Eu gostaria de saber a fonte dos números, já que estou escrevendo minha tese a respeito de redes sociais e comunicacao entre empresas e consumidores. Poderia me passar pelo Twitter? ;)
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Adriana Gomes disse:
Maio 17 de 2010 às 09:38 hs.
Com apenas 140 caracteres pode-se divulgar idéias, expressar indignação, solicitar colaboração, levar à reflexão, divulgar produtos e serviços a até provocar demissão. Uma ferramenta sensacional. As pessoas estão aprendendo a tirar proveito a medida que utilizam, mas sem dúvida é de um potencial incrível e viciante. A idéia do "seja objetivo, não temos tempo a perder" facilita identificar aquilo que nos é mais interessante e desejável.
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Maciel disse:
Maio 14 de 2010 às 22:31 hs.
Ótimo artigo!
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José Aglais disse:
Maio 14 de 2010 às 17:15 hs.
Eu também considero que AA (Antes desse Artigo) e DA (depois desse Artigo) o Twitter não sera mais o mesmo. O artigo deu uma visão ampla e completa da capacidade desse fenômeno chamado Twitter, tanto na vida das pessoas, das empresas e da comunicação em geral. Pela sua dinamicidade, acredito que em pouquíssimo tempo irá superar diversos meios de comunicação relevantes. Sem contar que quando passar para o português, aí um abraço ninguém segura!
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Vinícius Creczyenski disse:
Maio 14 de 2010 às 14:56 hs.
Parabéns pelo artigo. Para as pessoas que lerem isso, me procurem no Twiter! Grande abraço a todos!
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Walter Lira disse:
Maio 14 de 2010 às 14:00 hs.
Muito interessante mesmo essa nova era da comunicação. Isso veio para ficar e mudar os comportamentos de todos nós, é muito interessante....