quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Deixe o emprego dos seus sonhos encontrar você (online)!

Esse meu artigo também foi publicado no site Cidade Marketing. Leia AQUI
====================
Não é de hoje que a internet se tornou um conglomerado de talentos, onde empresas procuram proativamente por profissionais especializados. Entretanto, ao mesmo tempo em que não é mais possível conseguir um trabalho como antigamente (offline), o site CareerBuilder afirma que 60% das pessoas não recebem nem sequer uma resposta pelo envio de seu currículo online.

Mesmo que o sonho de qualquer empresa ainda seja a boa e velha recomendação ou promoção interna, economizando tempo e dinheiro, os tempos são outros também para os empregadores.   60% das empresas já contratam e 80% pesquisam sobre candidatos através das redes sociais. Já se tornou rotina, Gerentes de RH e headhunters, buscarem o nome dos seus candidatos em motores de busca, redes sociais, blogs, sites que compartilham vídeos, etc.

Para lidar com essa nova realidade, Dan Schawbel, autor do livro Me 2.0, descreve alguns principais conselhos para que você tenha recrutadores solicitando seu currículo o tempo todo.

1. Seja um "bom produto" antes de promovê-lo.
Quando uma empresa tem um produto ruim, com muitas falhas, e está anunciando para o mundo, eventualmente, o produto vai sofrer publicidade negativa de seus clientes e tende a desaparecer do mercado. Quando se trata da sua carreira, torne-se um produto notável. Seu produto tem de ser solidificado antes de iniciar a promoção online e informando as pessoas sobre o tipo de trabalho que você está procurando.
Saiba o que são seus pontos fortes, que tipo de empresa que você gostaria de trabalhar, o tipo de posição que você gostaria, e só então crie uma história convincente que fará com que as empresas tenham certeza que você é o candidato certo.

2. Limpe e promova sua presença online.
Gerencie sua reputação online antes que alguém o faça. Isso significa que você precisa de controle total (ou quase), sobre o que as pessoas encontram quando procuram você online. Se você tiver um perfil no Facebook, certifique-se de ativar a configuração de privacidade que permite que outros marquem você em posts e fotos. Dessa forma, se você vai a uma festa na sexta-feira è noite, não acordará no dia seguinte com fotos nada positivas para um empregador.

Torne-se um produtor de conteúdo, e não apenas um consumidor. Manter um blog (atualizado e com assuntos relevantes) e compartilhar informações sobre temas que interessam a você cria um filtro que atrai oportunidades e repele seguidores e "amigos" indesejáveis. É a "seleção natural" das redes sociais.
Também não se esqueça de fazer um "link" em cada um dos seus sites, blogs e perfis de redes de modo que a busca pelo seu nome nos motores de busca seja fácil.

3. Deixe as pessoas saberem que você está procurando emprego.
Um dos maiores erros cometidos por algumas pessoas que ainda pensam somente "offline" é não avisar estão à procura de emprego ou que tipo de trabalho está procurando.
Como as pessoas podem ajudá-lo se sabem que você está procurando trabalho?
Estamos todos intimamente ligados uns aos outros. Mesmo que um amigo ou familiar não possa ajudar, sua rede de contatos talvez possa. Invista nisso e comunique-se!

4. Esteja por toda a rede. As pessoas estão procurando por você.
Cada vez que seu nome não aparece nos motores de busca quando procuram por você, você perde uma oportunidade.
Um recente artigo do Wall Street Journal afirmou que 85% dos recrutadores estão usando Linkedin para encontrar talentos. Crie perfis no LinkedIn, Twitter, Facebook, Google, e em outras redes sociais. Também não se esqueça de marcar seus perfis com palavras-chave que você imagina que as empresas utilizam para encontrar pessoas com os seus conhecimentos.

5. Anuncie você mesmo.
Você trocaria alguns Reais para começar o trabalho que você deseja amanhã?
Existem algumas maneiras que você pode anunciar-se aos empregadores.
• Anúncios do Facebook - você pode usar a sua imagem, um título, e um campo para serem lidos por empregadores específicos. Facebook permite ainda que você direcione sua propaganda por localização, idade, interesses, educação, e até mesmo páginas e grupos.
• Google AdWords - você compra palavras-chave para seu anúncio. Você pode vincular o seu anúncio a qualquer blog ou perfil no LinkedIn.
• Está claro que a nova regra desse novo ambiente de busca por recolocação é: "visibilidade cria oportunidades".
• Quanto mais você se coloca online, mais pessoas serão capazes de encontrá-lo, encaminhá-lo e empregá-lo.
• Portanto, reforce diariamente as 4 etapas para construir uma poderosa marca pessoal: descobrir, criar, comunicar, manter.
• Não seja mais uma das milhares de pessoas cegas que continuam somente mandando emails com seu currículo para os recrutadores e rezando para que eles abrirem. Em vez disso, seja proativo e atraia os empregadores que querem saber mais sobre você, com base no que já viram online. Quanto mais criativo, mais diferencial você está criando na concorrência pela vaga dos seus sonhos.
• Para finalizar, não menospreze uma boa recomendação e invista em crescer dentro da sua atual empresa, mas também invista em sua visibilidade digital. Nunca se sabe de onde pode surgir uma boa oportunidade!

Mas antes de tudo, como em qualquer negócio, invista na qualidade de seu produto, VOCÊ!

Nenhum comentário: