sexta-feira, 1 de outubro de 2010

8 razões para namorar um vendedor

Hoje, dia 01 de Outubro, é o Dia do Vendedor. Ao invés de discorrer sobre  as qualidades desse profissional "único", resolvi homenageá-los de forma diferente. 
Encontrei um artigo engraçadíssimo em um site feminino americano e resolvi adaptá-lo aqui para o blog. Sim, eu mudei algumas coisinhas...

Veja abaixo as 8 razões para você namorar um vendedor:

1) Você não precisa tentar encontrá-lo.


Se você é solteira, deve pensar de vez em quando: "Nossa, como está difícil encontrar alguém?"
Pois eu te digo que, provavelmente, você está marcando encontros com pessoas com a profissão errada.
É hora de começar a sair com vendedores. Você não precisará penar para encontrá-los, pois eles a encontrarão.

Com sua expertise de prospecção, esses caras não tem medo de levantar o telefone, ligar um número aleatoriamente e convidar uma garota para sair. 
Não está certa que esse estranho do outro lado da linha é a pessoa que você gostaria de dividir sua noite? Não se preocupe. Ele a convencerá que é o homem que você sempre sonhou.
Como eles conseguem isso? Culpe os inúmeros livros espalhados pelo mercado ensinando "Como gerar milhões de leads em 1 dia".


2. Cada vez que você disser não para um encontro, o vendedor ouvirá SIM!

Vamos supor que você saiu em um primeiro encontro com um Médico , mas ficou claro que ele não é o cara certo. Ele, por outro lado, achou que houve "química" e pede por um segundo encontro. O que fazer? Pense em uma desculpa bem elaborada, use toda sua cara de pau e  dispense. Ele entenderá a "dica" e sumirá da sua vida. 

Agora imagine a mesma situação com um vendedor. Após seu discurso para acabar com as changes de um segundo encontro, ou mesmo dizendo um puro "não", ele simplesmente ouvirá: "SIM, eu quero sair com você novamente, mas estou um pouco insegura em me comprometer. Preciso da sua ajuda para me mostrar as boas razões para marcarmos um segundo encontro."
 
Com outros caras, você perde um tempão e energia imaginando desculpas para não sair novamente. Com um vendedor, você "nunca" terá esse problema. 

Com eles fazem isso? A maioria já fez treinamentos de "Como lidar com objeções?"

3. Você nunca se preocupará com quanto as coisas custam.

Cansada de frequentar aquele barzinho da moda para encontros, enquanto gostaria realmente que ele a convidasse para um restaurante francês?  
Se você está namorando um vendedor, você pode usar suas estratégias "contra" ele.

Se ele diz que alguma coisa é um pouco cara, você retruca: "É por isso mesmo que eu propus isso. Aqui, você realmente estará poupando dinheiro a longo prazo."
Bem, aqui você tem milhões de argumentos para usar...não deixe de falar no "valor" agregado do produto/serviço. Eles adoram essa palavra.

Se você ainda estudar "Não aceite não tenho budget como resposta", sua taça com um bom vinho Bourdeaux estará sempre cheia.

4. Você nunca terá que se preocupar se ele ligará no dia seguinte. 

Muitos caras dizem que ligarão de volta e você passa a noite ao lado do telefone...que nunca toca?

Com um vendedor, pode esquecer esse tipo de preocupação. Ele não só ligará no dia seguinte, como outras 3 ou 4 vezes durante o dia para saber se você está precisando de alguma coisa. 
Além disso, prepare-se para receber uma pesquisa de satisfação e alguns folhetos explicativos detalhando porque ele se encaixa perfeitamente na sua vida.

Como ele faz isso? Cursos de "Como fidelizar clientes" são os mais procurados por essa espécie.


5. Um segundo encontro já foi marcado antes de você aceitar o primeiro. 

Com um  vendedor, não há razão para se preocupar se ele a convidará mesmo para um segundo encontro. 

Você está falando ao telefone com um vendedor, tentando conhecê-lo melhor e considerando a hipótese de sair com ele. Você acha que ele irá convidá-la para encontrá-lo no final de semana ou na semana seguinte.  Mas, de repente, ele a surpreende com a data, horário, local e atividades do encontro número 2. 
Eventualmente, ele volta a comentar sobre o encontro número 1, mas você desliga ainda um pouco confusa. Mas, admita...pelo menos você já tem 2 (D.O.I.S.) encontros.

Como ele faz isso? Lembre-se que ele foi exaustivamente treinado para "fechamento" .…mesmo quando o negócio ainda não está  concretizado ou o cliente 100% convencido. 

6. Ele conhecerá seus amigos muito bem.

Com a maioria dos homens, você fica torcendo para que eles queiram conhecer seus amigos. Você espera que eles se conheçam e se dêem bem, certo?! A cada encontro (difícil), você sai desapontada. Mas isso porque você não namora um vendedor.

Um vendedor não só será agradável com seus amigos, mas pegará seus telefones e emails. Ele ligará para todos para checar se eles não estão precisando de nada. Ele trabalhará duro para construir um "rapport" (empatia) e estabelecer confiança.
Por causa do vendedor, seus amigos não serão somente seus amigos, mas clientes potenciais. Seu relacionamento ofereceu a ele a oportunidade de incrementar seu networking e sua referência vale "ouro". Isso sim é que é relação "ganha-ganha". 

Invista em seu currículo e o acompanhe na escala social estudando "Como ganhar credibilidade em 5 passos".

7. Você não precisa tentar ofendê-lo. (Isso não vai adiantar nada mesmo...)

Você acha que pode afastar um cara que você não gosta, ofendendo-o? 
Mas porque despender esse esforço se você pode ter um vendedor? É só dizer para ele: "Sim, eu acho que você pode me ligar qualquer dia desses." Aí é só planejar não atender o telefone. Poder...

Só lembre-se que ele tem mestrado em "Superando as críticas" e doutorado em "Resiliência".

8. Ele nunca esquecerá dos detalhes sobre você. JAMAIS!
 

Cansada de namorar caras que não lembram do seu aniversário? Datas importantes vem e vão sem ao menos uma rosa solitária? Acabe já esse namoro de baixa "performance".

Vendedores acompanham inúmeros contatos ao mesmo tempo. Eles usam sofisticados sistemas de CRM (Customer Relatioship Management) para saber quando foi a última ligação e ter lembretes de quando devem ligar novamente. Eles ainda guardam datas imporatntes e nunca esquecem de fazer "follow-up". 

Com tudo isso, o que você está esperando? Seus problemas acabaram...

Troque AGORA seu "colaborador" de baixo desempenho por uma "estrela de vendas".
Se você já encontrou o seu...Boa Sorte!!!

----------------

FELIZ DIA DO VENDEDOR!!!!
Obs1.: Não, eu nunca namorei um vendedor...sempre tive juízo! 
Obs2.: Como vendedora (desde sempre), desejo (agora de verdade), um dia incrível aos meus colegas "VENCEDORES"!

Um comentário:

Augusto disse...

Sensacional Gabi.

Perfeito para o dia de hoje.

Abraços e parabéns para nós.