quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Definições de Hotéis Boutique by BLLA (Boutique & Lifestyle Loadging Association)

Já falei sobre hotéis Boutique aqui no blog, mas como o assunto me fascina, seguem mais algumas análises e informações sobre o tema.

Hotéis Boutique são intimistas, peculiares, avant-guarde, diferenciados, trendy, funky, clássicos, luxuosos, personalizados, etc.
Enfim, nomenclaturas não faltam para expressar suas características únicas: lifestyle hotels, pousadas luxuosas, casas de campo, resorts boutique, hotéis spa, hotéis design, hotéis com assinatura de um artista, fashion hotels, e isso só para citar alguns.

O que os destaca na indústria da hospitalidade é sua incrível atenção aos detalhes e distintas qualidades individuais.
Estes hotéis podem ser encontrados em ambientes de praia, safari, campo, montanha ou cidade. 
É possível encontrá-los próximo a vinhedos, patrimônios da humanidade, artesanatos, pontos turísticos inusitados, entre outros. 
Os turistas mais sofisticados, artistas, pessoas que pensam "fora da caixa" e anseiam por algo diferente, encontram nos boutiques o seu tesouro.
Pode ser em sua lua de mel, um retiro ou um passeio com amigos, os boutiques tem muitas "caras" e se conectam imediatamente com seus hóspedes.

Mas o desafio de encontrar a sua "cara" dentre os 44.600.000 resultados de "hotel boutique" no Google é desmotivador.
O viajante precisa decifrar as diferenças entre um hotel romântico, elegante ou da moda. E ainda descobrir se é tranquilo o suficiente, ou artístico o bastante para levá-lo a uma viagem anti convencional.

A Boutique and Lifestyle Lodging Association - BLLA (ou Associação dos Hotéis Boutique e de Estilo de Vida) é um lugar onde profissionais da área trabalham juntos para determinar e esclarecer conceitos e terminologias. O objetivo é eliminar a
confusão do segmento.

  
Conheça o trabalho da Associação e algumas definições e terminologias já estabelecidas.
  • Hotel Boutique  - ambiente de hotel intimista, geralmente luxuoso e elegante, próprio para uma clientela muito particular.
  • Lifestyle hotel -  propriedade que combina elementos vivos e atividades com design funcional, oferecendo aos hóspedes a oportunidade de explorar a experiência que eles desejam.
  • Hotel Boutique de Luxo - ambiente extremamente luxuoso criado para expressar experiências de estilo de vida únicas (sinônimos de saúde e bem estar).
  • Fashion Hotels  - experiências especiais em propriedades que têm um design único, restaurantes exclusivos e conceito de moradia notável. Sua tematização é moderna e proporcionam uma atmosfera de "fazer acontecer".
  • Hotéis Design - arquitetura única, onde o design de interiores é tão importante quanto o colchão. Estilo, juntamente com preocupação ambiental, são fatores vitais. Hotéis Design variam de acordo com as habilidades únicas dos seus criadores. Expressão artística, funcionalidade e imaginação se mesclam para tornar os hóspedes dos hotéis não só confortáveis, mas em constante estado de contemplação através da visão criativa do designer.
  • All Suites - pelo menos um quarto separado da sala de estar. Muitas vezes, estes hotéis oferecem frigobar ou recursos de cozinha (apropriados para long stays).
  • Hotéis Arquitetônicos - design único e posicionamento através da construção do conceito de arquitetura. Eles atraem hóspedes interessados ​​em permanecer em um lugar que quebra o molde do projeto de construção por dentro e por fora.
  •  Hotéis Artísticos - combinação de espaço high-end e uma obra de arte. O hóspede de um hotel artístico tem a sensação emocionante que estão vivendo em uma exposição de museu de arte moderna. Estes hotéis especiais são a mais recente combinação de expressão artística e hospedagem new-age.
  • Avant-Garde Hotéis - exemplo de hotel artístico.  Empurram as expectativas de um quarto de hotel para um estilo de vanguarda. Incomuns, peculiares, artísticos, funky. tudo isso pode descrever um hotel de vanguarda. 
  • Hotéis de Cidade (City Hotels) refletem o ambiente e o caráter de suas cidades, juntamente com excepcional localização, o que permite aos hóspedes a fácil exploração do lugar. 
  • Hotéis Clássicos -  lobbies dramáticos, lustres deslumbrantes e uma decoração acolhedora sempre foram o padrão da indústria de hospitalidade de lato padrão. Em um mundo de ambientes "sem frescura", despojados e de mega hotéis, esses empreendimentos são relíquias que relembram como um hotel deve ser.
  • Classy Hotels (Hotéis Elegantes) - arte elegante, ambiente diferenciado, serviço high-end do início ao fim.
  • Hotéis confortáveis -  ​​paredes grossas, cama confortável, muita limpeza e um ambiente relaxante. Nada menos que isso.
  • Hotel de Eventos -  oferece comodidades para reuniões de negócios, banquetes ou outros eventos especiais.
  • Hotéis Contemporâneos -  refletem a idéia elegante e moderna dos hotéis artísticos. Possuem amenities modernos, juntamente com uma pitada de inspiração artística única.
  • Hotéis Corporativos - são para o viajante de negócios que exige uma perfeita transição do escritório, casa e quarto de um hotel. Hoje, isso significa um espaço de trabalho de qualidade, internet confiável e outras tecnologias, juntamente com um serviço rápido e acomodações agradáveis.
  • Hotéis Rurais  - são onde os viajantes vão para fugir. Acima de tudo eles são tranquilos e encantadores. Podem oferecer uma ampla gama de amenities, dependendo dos seus preços e localização.
Bem, não sei vocês, mas acredito que muitos conceitos como confortável, luxo e outros são válidos para todos. Não sei se as definições da BLLA esclareceram ou me deixaram mais confusa. Pelo menos existem grupos pensando no assunto.
 

Mas conheça mais a Associação...


Para saber mais sobre o assunto:
* Blog da BLLA
* Vídeo da BLLA sobre o conceito de Hotel Boutique. 
* Revista da BLLA
* Meu Artigo O Futuro dos Hotéis Boutique (publicado no Gestão do Luxo)
* Meu Artigo Palermo, o Reduto dos Hotéis Boutique na Argentina

Nenhum comentário: