domingo, 4 de março de 2012

Hotel e Cidade Flutuantes, a Arquitetura do Fim do Mundo

O fim do mundo é o assunto do momento, e alguns arquitetos estão aproveitando a oportunidade para se destacarem com projetos ousados e criativos. 
Conheça 2 dos mais interessantes:

1) O HOTEL ARCA

O ARK HOTEL é um gigante de 14 mil metros quadrados, em formato de concha, 4 andares e capaz de flutuar.

O hotel foi criado pelo arquiteto Alexander Remizov (do escritório russo Remistudio) como parte do programa de assistência a desastres da União Internacional dos Arquitetos.


E ele pensou em tudo:

* Terremotos - peso se distribui entre os arcos de madeira e os cabos de aço.


* Ondas gigantes - porão com estrutura em camadas, sem bordas ou ângulos, transformando-o uma verdadeira concha, totalmente lacrada.


* Falta de energia - teto transparente feito de um plástico especial mais leve, reciclável, auto limpante e extremamente durável. Além de tudo, o projeto é totalmente sustentável, com energia eólica, térmica e solar.





Assista o vídeo para entender melhor o projeto (en Español):


2) A CIDADE FLUTUANTE - LILYPAD

LILYPAD é uma cidade flutuante totalmente auto sustentável, e que abriga até 50 mil pessoas.

E também pensando nas piores catástrofes ambientais possíveis, o projeto tem formato de vitória régia, e é feito de fibras de poliéster coberto por uma camada de dióxido de titânio. Ele reage aos raios ultravioleta e absorve a poluição atmosférica como um purificador de ar.


A cidade é composta por três marinas e três colinas, que rodeiam uma lagoa artificial. As três montanhas e marinas são dedicadas ao trabalho, compras e entretenimento, respectivamente, enquanto os jardins suspensos e as explorações aquícolas situadas embaixo d´água, seriam utilizadas para produzir alimentos e biomassa.






Bem, os projetos são incríveis, mas terei que declinar da hospedagem. Dia  21 de dezembro de 2012 é aniversário da minha querida amiga Ana e não estarei disponível. Além do mais, como já reafirmado nas redes sociais, todos sabem que o Brasil não tem infra estrutura para um evento do porte do fim do mundo.

=======================
Se você gostou desse post, leia também:

Quintessencially One - O Melhor Clube Flutuante do Mundo
Utopia - O Navio mais Luxuoso do Mundo

Nenhum comentário: