quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Brazil is Booming!... Really?

"Brazil is booming!

Ouvimos essa frase repetidas vezes nos últimos tempos. 

Ok, o Real está estável, temos 14% da água potável do mundo, a inflação está sob controle, 40 milhões de pessoas entraram na classe média...e estão comprando, forne
cemos matéria prima e alimentamos boa parte do mundo, Copa do Mundo, Olimpíadas, trilhões de U$ que o pré sal vai render, etc.


Mas não vamos esquecer de alguns outros números: 

* 84º lugar (de 185) no IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
* Penúltimo lugar (de 40) em qualidade de educação pelo Economist
* Último lugar (de 30) no ranking de carga tributária versus retorno para população, ou seja, 36% da riqueza do país vai parar nas mãos do governo.
* 73º lugar (entre 183) no ranking ONG Transparência Internacional, que analisa índices de corrupção. 
* E só para lembrar...o salário mínimo: R$ 622,00.

Como ouvi esses dias: "O Brasil não é mais o País do futuro, tão pouco é o País do presente. O Brasil é um País de Futuro...." 

Obs.: Assista esse vídeo IMPERDÍVEL (in English, com Eike, Lula, Celso Amorim) e não percam o comentário de um internauta logo abaixo. 

A resposta para ele seria: "Dinheiro existe, o problema é o que fazem com ele. No país DE futuro, existe uma questão cultural...ou seria moral?"

2 comentários:

Anônimo disse...

O vídeo é muito bom, mas será que este Brazil (com Z, visto pelos olhos dos estrangeiros) é o mesmo Brasil que vivo, onde as pessoas morrem em filas de hospitais por falta de atendimento médico, onde a educação é precária, onde muita gente não tem onde morar ou o que comer..onde ainda existem crianças nas ruas....Não é ser pessimista, mas realista - que esta riqueza toda seja verdadeiramente revertida para os Brasileiros e não somente os "de Brasília". Daiane Melo

gabi otto disse...

Olá Daiane,
Obrigada pelo comentário.
Concordo com você!
O grande problema é que a administração pública é um elefante branco no Brasil, consumindo o que deveria vir para a população. Hoje, temos 24 ministérios e 14 secretarias. Os EUA, com um PIB absurdamente maior do que o nosso, não tem metade disso. Revoltante, não?!
Abraço e volte mais por aqui,
Gabriela