terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ressourcing, o Luxo Responsável

O Luxo mudou! 
A nova geração vai exigir um posicionamento completamente diferente das marcas de alto padrão. 
Queremos comprar marcas que "acreditem no que acreditamos".

Ouviremos cada vez mais sobre o conceito do LUXO RESPONSÁVEL. 
O RESSOURCING é um exemplo dessa tendência.

E o mercado já está se movimentando nesse sentido.

Para comprovar a teoria, o Presidente do Conselho de Supervisão do  Clarins Fragrance Group, Christian Courtins-Clarins, organizou uma conferência de imprensa, com a presença de mais de 90 jornalistas franceses e internacionais, durante a qual compartilhou sua nova visão de luxo responsável.

22 anos após o lançamento de Angel, o grupo, sob a marca de Thierry Mugler (uma das marcas do Grupo) decidiu novamente revolucionar o mercado de perfumes.

A novidade é que cada cliente poderá preencher seus frascos de perfume com a fragrância de sua escolha em uma das 2.200 "fontes" que serão instaladas nas perfumarias. 


Este sistema único permitirá que os consumidores façam "uma economia de 35% em comparação à compra de um novo frasco", diz Sandrine Groslier, CEO da Perfumes Clarins. 

O conceito já havia sido lançado em 1992 com o perfume Angel.  E o Ressourcing  representou 40% do seu volume.  


"Recarregar o frasco é uma experiência única, um ritual de luxo que o consumidor pode pagar, mas também com uma conotação econômica", incentiva Sandrine.

Evidência do desenvolvimento sustentável

Como afirma Joël Palix, presidente do Clarins Fragrance Group, o lançamento de um novo perfume "direto na fonte" mostra o crescente interesse da sociedade em proteger a biodiversidade e tomar decisões responsáveis ​​e duráveis. 

Este projeto representa 380 toneladas a menos de resíduos. Além disso, as próprias fontes são recicladas ou enviadas para a América do Sul para o desenvolvimento deste mercado promissor.

Como parte de uma busca contínua para a proteção da natureza, a marca Thierry Mugler apóia um programa de reflorestamento na Amazônia. Ela protege mais de 10 mil hectares e criou um jardim botânico. "Este desenvolvimento responsável é uma idéia fantástica. Beleza nascida da restrição", comenta Joel Palix. 

O ressourcing (recarregar frascos vazios) é a filosofia da Clarins, o respeito pela natureza e uso sem resíduo.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom!
E a nossa brasileira Natura, que não tem o foco de Luxo, estava certa já há quase 30 anos em trabalhar com o refil de produtos!